sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Viñas Bisquertt


O Chile é o 5º maior exportador de vinho do mundo, ficando atrás somente da Itália, França, Espanha e Austrália. Existem mais de 100 vinícolas no país e algumas delas são bem conhecidas aqui no Brasil e oferecem visitas guiadas com a possibilidade de degustação de seus vinhos.
Visitei uma vinícola Chilena que não é muito conhecida nossa, pois seus vinhos não são encontrados facilmente nas prateleiras de supermercados e casas de vinhos, mas possui um dos melhores vinhos tintos que já tomei o La Joya Merlot. Seus vinhos são ganhadores de medalhas e de altíssimas pontuações no Wine Spectator e além do La Joya possui outros rótulos, como o Zeus, um blend (mistura) de Cabernet Sauvignon e Carmenère muito sedoso com notas de cravo, frutas vermelhas, envelhecido em carvalho Francês e o Ecos de Rulo e o Petirrojo que ainda não tive o prazer de experimentar.


Lá pude ver de perto a diferença de um vinho "fabricado" em tonéis de aço inox e em tonéis de carvalho. A verdade é que o vinho envelhecido por mais tempo em barris de carvalho, no meu ponto de vista, são menos agressivos que os jovens produzidos com menos tempo em aço inox, mas alguns produtores, hoje em dia, colocam dentro dos seus tonéis de aço pedaços ou pó do carvalho para que o vinho fique com o aroma e o paladar da madeira.
A Bisquertt fica no Valle de Colchagua a uns 150 km de Santiago e qualquer agência de viagens ou mesmo um hotel local poderá providenciar transporte até ela. www.bisquertt.cl
Aqui no Brasil eu só consegui encontrar alguns rótulos da Bisquertt no site www.estacaodovinho.com.br
Vale a pena experimentar essa riqueza e indo ao Chile visite a Bisquertt que, como a maioria das vinícolas Chilenas, é linda!!

 

Nenhum comentário: