terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Licores: Sambuca

Você gosta de licor? Gosta de tomar um cálice depois das refeições?
Bem, eu confesso que, às vezes, gosto sim de tomar um licor, principalemente quando dispenso a sobremesa.
Um dos aromas mais gostosos que já degustei em minha boca foi o Sambuca. Bebida alcoólica licorosa Italiana à base de Anis.


Degustar um Sambuca é quase um ritual. O legal mesmo é vê-lo flambar borbulhando seus grãozinhos de café, que chamamos de "moscas".... sim moscas, por isso quando pedir por um Sambuca verá que ele vem acompanhado de grãozinhos de café (que parecem moquinhas boiando..rsrsrs) e se quiser fazer bonito peça quantas "mosquinhas" você quiser, eu, geralmente, peço com 4 ou 5 mosquinhas...rsrsrs muito bom. O grão de café foi introduzido à bebida para enfatizar o aroma e gosto do anis, por isso mastigue os grãos entre seus goles.
Para queimar a bebida é preciso tomar cuidado. O licor é uma substância volátil e requer atenção, mas depois de colocar a bebida no cálice pegue uma colherzinha, colete um pouco do licor e acenda o fogo na colherzinha e depois transfira para o cálice.
O flambar é para evaporar um pouco o alcool para que a bebida fique um pouco mais suave, por isso quando achar que está bom para você apague o fogo e deguste (com cuidado - o cálice fica muito quente) seu Sambuca.
Algumas marcas dessa maravilha Italiana são negociadas no Brasil, mas eu gosto muito do Molinari. Não é um dos mais baratos, mas é um dos melhores, com certeza!!

O Sambuca é uma bebida bem doce e uma opção deliciosa para substituir a sobremesa. Se você gosta de Anis não pode deixar de degustar. Prove!!!

8 comentários:

Valéria disse...

Oi Ana!
Este licor não conhecia, mas isso não é grande coisa pois aqui quem entende disso é meu marido, ele costumar tomar o 43, o Bénédictine. Este seu é um verdadeiro ritual, todo um charme pra consumir.

ld luciana dalmagro disse...

Oi Ana, não conheço, mas vou probar com Beto em breve.

Bjs,
ld

Andréa Santana disse...

Acho o sabor do Anis muito forte, mas gostei das dicas.
Valeu amiga!

bjs.........

Ana Falletti disse...

Obrigada gente!! provem o sambuca, é muito bom!! bjs

welze disse...

infelizmente onde procurei, não encontrei, mas não desisti, estou querendo muito experimentar. gosto muito de anis. um abraço

Alessandra disse...

olá Ana, achei uma garrafa de sambuca na casa da minha avó, ela disse que esta lá há muitos anos, era do meu avô e é legitima italiana, gostaria de saber se essa bebida tem prazo de validade (esta pela metade), como não conheço muito sobre licores, fiquei na dúvida. sera q vc pode me ajudar? obrigada Ale

jhayun disse...

Voce diz que quando achar que já flambou o suficiente para suavizar deve ser apagado.

Duas dúvidas: como se apaga o fogo do cálice flambado, e quando tempo voce deixa flambando para ficar ao seu gosto?

Muito obrigado.
E parabéns pelo seu blog.

Unknown disse...

Ambos são bons o 43 é um outro estilo