domingo, 10 de outubro de 2010

Buenos Aires - "El Palacio de la Papa Frita"

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por Buenos Aires. Foram várias visitas e sempre que posso dou um pulinho lá. Não sei bem se a decadência me fascina ou se é o conjunto todo: a carne, o vinho, o tango, as boas compras, o clima.... enfim: tudo!!
Alguns lugares são imperdíveis. As famosas papas fritas devem ser saboreadas diretamente no local onde nasceu: "El Palacio de la Papa Frita" - são quatro endereços e 50 anos fazendo as batatinhas estufadas, mas não espere muito do lugar, é um pouco "démodé".


Para acompanhar esta delícia, nada melhor do que um bife de chorizo ao ponto para bem passado, ou como o Argentino gosta de falar, 3/4 (um pouquinho mais passado do que o ponto) é claro que para o meu gosto. Neste dia meu bife estava um pouco durinho, mas vale a visita pelas batatinhas. Na ultima visita ao Palacio nós pedimos um vinho tinto Norton Clasico 2005. Este vinho faz parte de uma linha básica do produtor e trata-se de vinho de mesa sem muitos predicados, mas torna-se uma ótima opção para um almoço descontraído, sem grandes pretenções. Neste dia era a única opção de meia garrafa, e como tinhamos um dia todo ainda para andar e aproveitar a cidade, preferimos deixar espaço para degustar um bom vinho a noite.....rsrsrs
A Bodega Norton é da região de Mendoza na Argentina e é claro que possui vinhos melhores, mas esse vinho tem uma particularidade, pois não possui, em seu rótulo, a uva ou as uvas usadas na sua fabricação, isso porque trata-se de um "Blend" (mistura), ou seja, é produzido a partir da mistura de uvas, como Cabernet, Malbec e Merlot. Como eu disse é um vinho muito simples, de corpo médio, mas é redondo na boca e com sabor frutado.


Vale a pena visitar o site e anotar seus endereços se você pretende ir a Buenos Aires, pois como vários lugares desta cidade, que para mim é maravilhosa, traz através de sua decoração, do seu cardápio, das pessoas; verte de suas paredes, de suas mesas e utensílios todo o passado, todo o clima "démodé" de uma cidade que vive da sua música melancólica, que vive da sua dança, dança essa de uma classe sem igual, de uma Buenos Aires que devemos respeitar muito pela sua gastronomia e pelos seus vinhos. www.elpalacio-papafrita.com.ar

5 comentários:

welze disse...

olá, estou aqui pela primeira vez e me encantei com tudo que vi. viajei com seu blog. delícia das boas. já sou sua seguidora, e se me permitir, voltarei sempre por aqui. quando puder, me faça uma visita no www.gostosurassemtravessuras.blogspot.com. será muito bem vinda.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

GOSTEI DESSA VIAGEM AQUI NO SEU BLOG!
HUMMMM ADORO VINHO!

Anônimo disse...

ANA
Paulinho agradecendo as maravilhosas dicas de Buenos Aires, vc realmente sabe de tudo que tem de bom por lá e a cidade é maravilhosa e com povo super hospitaleiro.
Não deu pra aproveitar tudo que vc indicou, estou louco pra voltar em breve com mais dicas tuas.
Obrigado pelo carinho e e pela atenção.
Acredita que eu conheci a Casa Rosada e a sala de onde "despacha" a Cristina??? (esta vc não indicou...) é aos sábados e Domingos das 10:00 às 20:00, se não me engano, guiada por pessoas trilíngues (e extremamente atenciosas e bem educadas - não poderia ser de outra forma em um palácio presidencial) e dura aprox 45 min, vale a pena!!!

eduardo fadel disse...

Palacio das papas fritas mostrou se uma furada, o lugar é decadente e sujo, o garçom mal educado e o bife de chouriço seco, as famosas papas fritas estavam pingando gordura, não recomendo a ninguem, tem que ter coragem para indicar, alias o restaurante estava vazio, acho que é uma dica que já foi... estive no final de agosto de 2012, existem uma centenas de lugares melhores lá, e que tratam o turista com dignidade.

Anônimo disse...

Pelo visto as Papas Fritas nasceram e morreram lá.....