segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Azeitona faz o verdadeiro "manjar" dos Deuses - O Azeite


 A oliveira é uma árvore típica da região do Mediterrâneo. É dela que o homem extrai o azeite desde o período Neolítico, ou mais conhecido como Idade da Pedra Polida. Pois é!!..... naquela época o homem já usava o azeite na alimentação, como unguento e protetor de pele para o frio. O azeite é feito a partir da prensagem de azeitonas maduras e são necessários entre 4 a 5 quilos de azeitonas para produzir 1 litro de azeite. Só na Espanha existem mais de 260 tipos de azeitonas.
Sabe qual a diferença entre azeite extra virgem e azeite virgem? A acidez! o primeiro tem uma acidez menor do que 0,8% e é considerado um produto de alta qualidade gastronômica e o segundo tem a acidez entre 0,8% a 2% e também é usado na culinária do mundo todo.
Além de ser delicioso pode ser utilizado sem medo, pois é a unica gordura vegetal rica em HDL (colesterol bom).
Podemos degustar o azeite como degustamos o vinho e assim como o vinho, o azeite certo é aquele que o seu paladar aprovar.
Na degustação podemos descobrir os sabores dessa jóia da natureza, como: amendoado, amargo, apagado, doce, frutado, frutado maduro, ervas, folhas verdes e maçã.
Achamos no mercado azeites de várias nacionalidades - Portugueses, Espanhóis, Italianos, Chilenos, Argentinos, Gregos..... e por ai vai, mas como gosto é gosto, eu, por exemplo, prefiro os Portugueses, mas tive o prazer de degustar alguns na Itália que, confesso, amei!!


O Chile vem se destacando bastante na produção do azeite de oliva e 100% de sua produção é azeite extra virgem, por isso é considerado um produto de alta qualidade. O Chile é ganhador de muitos títulos nas competições que acontecem na Itália todo ano.
O azeite depende da azeitona, como o vinho depende da uva para expressar seus aromas e sabores, e alguns termos usados na enologia como: mais intensos, mais suaves, frutados, amendoados são usados também para expressar o que sentimos ao degustar um azeite.
Bom, azeite é tudo de bom e eu nem entrei no assunto "culinária" ainda. Você consegue pensar em bacalhoada sem azeite?.. rsrs, mas sobre isso escreverei numa próxima oportunidade!

Nenhum comentário: