sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Castello Falletti di Barolo"


Descobri há alguns anos atrás o porque da minha paixão por vinhos. Um amigo Italiano me disse que na Itália, mais precisamente na região do Piemonte, a familia Falletti era muito respeitada devido ao vinho Barolo. Corri para casa e procurei na "santa" internet o que ele quis dizer com aquilo e tive uma surpresa maravihosa, descobri que o meu sobrenome advinha de uma familia precursora do vinho Barolo. Sim, gente!!!! acho que eu tenho uma vinicula na Itália e não sabia...rsrsrs brincadeirinha!!!, mas às vezes sinto vontade de me aprofundar nessa árvore genealógica para ver se não existe uma ligação com a Marquesa Juliette Colbert Falletti ou, mais conhecida como a "Marchesa di Barolo". Francesa de nascimento, se naturalizou Italiana ao casar-se com o Marquês Carlos Tancredi di Barolo Falletti em 1.806. Foram morar no Castelo da familia Falletti em Alba - Piemonte. Foi lá que nasceu o vinho Barolo, dando inicio ao desenvolvimento do cultivo da uva Nebbiolo na região, a qual faz grandes Barolos.
O vinho Barolo é um vinho encorpado e há os que amam e os que odeiam. Eu particulamente gosto de alguns rótulos, mas não é um dos meus preferidos (que a titia Marchesa não me ouça...rsrsrsr).
O castelo, assim como vários castelos Italianos e Europeus, permite a visitação guiada e é possível estender a visita a algumas vinículas da região.


Infelizmente não visitei a região do Piemonte quando estive na Itália, mas, com certeza, não posso perder a chance, em uma próxima ida à Itália, de visitar o castelo da familia....rsrsrsrsrsrs

3 comentários:

welze disse...

então podemos dizer que o bom vinho está no seu sangue. que maravilha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Falletti disse...

Olá Ana, eu também sou um Falletti apreciador de vinhos e gostaria de saber se você chegou a aprofundar na árvore genealógica da família. Grande abraço