quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Risotto de panela de pressão


Eu escuto, todos os dias de manhã, o jornal da Eldorado FM e durante a programação eles colocam umas dicas de gastronomia com Alex Atala, o chef tudo de bom do Restaurante D.O.M. O programa se chama Tira Gosto Eldorado e é nele que Alex Atala dá dicas maravilhosas como, por exemplo, o Risotto de panela de pressão.
Parece estranho e, no dia que ouvi, confesso, não acreditei muito que daria certo, mas após alguns dias eu estava buscando algo para fazer no jantar e lembrei da receita.
Gente!!!! deu certo!!! e é uma descoberta ótima. É super rápido e dá para fazer Risotto de vários sabores. O princípio é o seguinte:
Refogue o arroz (1 xícara) que pode ser Arbório, Vialone Nano, Carnaroli ou até mesmo o "agulhinha" com o tempero que você gosta e está acostumado (eu refogo com azeite, cebola picadinha e alho moido) Depois de bem refogado coloca-se o vinho seco branco (1/2 xícara). Deixe evaporar o vinho e adicione o ingrediente que quiser (Funghi, Camarão, Bacalhau, Parmesão, etc...), misture bem e adicione caldo de carne ou galinha (2 xícaras e meia) - eu faço com tabletinho Knorr mesmo e prefiro o de galinha (mais leve). Tampe a panela de pressão e assim que levantar fervura você conta três minutos e desliga. Pronto!!! está pronto!!!
Não é bárbaro??!!! eu fiz um Risotto que eu adoro com arroz agulhinha mesmo, bacalhau e brócolis japonês (aquele mais miudinho). Ficou divino!! e a dica foi do Alex Atala viu gente??? Quem disse que grandes Chefs não usam panela de pressão?!! rsrsrsrs


Quer uma dica de vinho para degustar esse Risotto de bacalhau??!!
Existe um rótulo que eu adoro e tem um precinho muito bom.....rsrsrsrs é o Leon de Tarapacá (claro que é Chileno....rsrsrs), eu não consigo esconder minha paixão pelo vinho Chileno. Para esse prato com bacalhau uma uva deliciosa é a Pinot Noir. Leve, com uma cor rubi pálida, frutado e com final de boca amadeirado, é uma deliciosa opção. A Vinicula Tarapacá tem grandes vinhos por uma relação ótima custo/beneficio. Eu vou falar mais da Tarapacá, com certeza.



Tira Gosto Eldorado (entrem no site que tem várias dicas como essa) : http://int.territorioeldorado.limao.com.br/eldorado/audios!getAudios.action?idPrograma=157
Viña Tarapacá - www.tarapaca.cl

Um comentário:

Unknown disse...

Já sei o que vou fazer este fim de semana!!! :-D