terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vieiras em Montevideo


Na última noite que ficamos em Montevideo fomos jantar em um restaurante mais badalado chamado "Francis". Ao contrário do El Fogón o local é frequentado pelos moradores da cidade e muito mais moderno. Sua cozinha contemporânea é bem completa. Você encontra até mesmo sushi. Um pouco estranho para nós Paulistas onde sushi é consumido em restaurante Japones, carne em churrascaria e massa em italiano, mas o lugar é bonito, legal e descontraido.
Pedimos uma sugestão do chef e o mesmo nos recomendou Vieiras de entrada e Spaguetti com frutos do mar como prato principal. Gente!!! u m a  d e l i c i a!!!! inclusive me desculpem, mas na foto só sairam as conchinhas porque estava tão bom que quando lembrei de fotografar já era...rsrsrs


Para acompanhar e nos despedir de Montevideo nada melhor que o velho Tannat, porém agora um pouco mais suavizado na versão do H Stagnari Viejo. Um vinho mais gostoso e mais simpático que o Pisano.
O H Stagnari que tomamos safra 2007 era encorpado, mas com aroma de frutas vermelhas silvestres, amadeirado e com um final de boca suave e levemente caramelado. Muito mais agradável ao meu paladar.


 Existe um estigma quanto a beber vinho tinto com peixes e frutos do mar. Alguns enólogos e sommeliers preferem aconselhar vinho branco, rosé ou até mesmo espumante para harmonizar melhor com o fruto do mar, mas ainda acho que isso é uma questão de gosto, e se lhe for agradável ao paladar, aproveite!!
Se você me perguntar o que eu acho dessa harmonização eu terei que confessar que não gosto muito, e por um único motivo: para o meu paladar o vinho tinto quando entra em contato, na boca, com o fruto do mar há um destaque ferroso, sinto um degustar metalizado o que não me agrada, mas isso não me impede de harmonizá-los, apenas opto por vinhos mais suaves, como um Dolcetto D'Alba, por exemplo, vinho da região do Piemonte na Itália.


Quando for a Montevideo não deixe de ir ao "Francis". O local é descontraido, jovem e bonito. Um pouco mais caro que os outros locais que estivemos, mas afinal comemos Vieiras e Frutos do Mar, e que delicia!!! Valeu a pena!!! www.francis.com.uy

Nenhum comentário: