domingo, 26 de setembro de 2010

Uruguai e seu Tannat






A primeira vez que provei um Tannat foi no Uruguai, local de origem desta uva super particular. Perguntamos na recepção do Hotel NH Columbia, onde ficamos em Montevideo, por um lugar para jantar e nos foi indicado o restaurante " El Fogón" que fica na região central da cidade. Tradicional e muito frequentado por turistas (eu não gosto dissso...rsrsrs) o "El Fogón" não me convenceu. Neste dia, em particular, estava lotado, as mesas grudadas uma nas outras, abafado e por mais que seus garçons fossem simpáticos e prestativos o atendimento ficou um pouco a desejar. Para completar a carne que eu pedi, um Baby Beef, estava duro e pouco saboroso e, mesmo alertada pelo meu marido, insisti que ele pedisse um Tannat para provar.
O Luis me alertou sobre o vinho Tannat, pois trata-se, na maioria das vezes, de um vinho encorpado, de teor alcoolico alto e resumindo não muito agradável ao paladar feminino, mas eu precisava prová-lo, afinal estava em Montevideo. O garçom nos indicou o Pisano.
O vinho Pisano é um tipo de orgulho para os Uruguaios, pois já recebeu alguns títulos pelo mundo, altas pontuações e leva em seu rótulo as letras R.P.F (Reserva Personal de la Familia) o que causa uma certa importância, mas, sinceramente, não me agradou. Não posso dizer que o vinho é ruim, mas para meu gosto é encorpado demais, bruto e seu teor alcoolico (14%) me fez desistir na segunda taça quando começei a falar de mais....rsrsrsrs.


É, isso acaba acontecendo... nem sempre tudo é bom, mas a viagem ao Uruguai me surpreendeu, pois não achei que fosse tão bonito e acolhedor. O roteiro foi bárbaro e vale a pena fazer. Saida de São Paulo com destino a Montevideo, permanência de uns três dias, dá um pulinho em Punta Del Este para conhecer (um dia é suficiente) e depois toma um barco - BUQUEBUS que o transporta através das águas do Rio da Prata até Buenos Aires, mais uns três dias e retorna a São Paulo. Para os amantes de Buenos Aires, como eu, vale a pena tentar um roteiro diferente. Ao reservar o BUQUEBUS não tenha medo de gastar um pouquinho a mais e ir de primeira classe, é muito melhor e você ainda desfrutará de uma taça de champanhe. O trajeto é feito em aproximadamente 4 horas, mas o barco é super confortável e passa super rápido.

Um comentário:

Figos & Funghis disse...

Oi Aninha! Adorei seu blog, está lindo e você escreve muito bem, o que é imprescindível para ter um blog de sucesso!
Bos sorte e vida longa ao Degustando com Prazer!
Beijos,
Fabi