quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Rolhas

 Quando pensamos em vinho pensamos em rolha, porém estamos começando um processo de substituição das rolhas naturais por rolhas sintéticas e tampas de metal chamadas Screw Cap (de rosca). Os mais conservadores não gostam dessa "nova onda", mas é certo que mais cedo ou mais tarde todos os produtores terão que caminhar para isso. 
Primeiro por uma questão ecológica. O consumo de vinho aumentou significadamente no mundo, com isso a fabricação de rolhas também aumentou e consequentemente a necessidade de mais arvores para produzí-las.  O processo de fabricação da rolha é caro tendo em vista que apenas 50 % da cortiça que é colhida possui propriedades mecanicas e quimicas para produzir rolhas. Depois não podemos nos esquecer que a rolha está mais propícia a surgimento e proliferação de fungos, o que acaba estragando o vinho.
Já está provado que as rolhas sintéticas tem baixo indice de transferência de oxigênio e é por isso que alguns produtores estão optando por elas. Ela surtiu, também, grande efeito nos vinhos brancos, que têm um alto indice de devoluções no mercado devido alterações em consequência de uso rolha orgânica.
As tampas de metal, ou Screw Cap são as de menor custo e têm 0% de chance de contaminação, porém não são indicadas para vinhos que necessitam passar por um período de maturação dentro da garrafa, pois não permite a entrada de oxigênio na mesma. Elas são mais indicadas para vinhos que estão prontos para o consumo.
Os Vinhos Australianos, Neo-Zelandeses, Americanos, Franceses e alguns Chilenos e Argentinos já adotaram o sistema Screw Cap.
A verdade é que, apesar de saber que a natureza agradeçe, que o vinho se torna mais barato para o consumidor e que o tempo de conservação do vinho aumenta, o charme da velha rolha não pode ser equecido. Eu, particulamente, devo confessar, que tenho um certo preconceito contra as novas opções e fico um pouco chateada ao ver um vinho que gosto ser aberto diretamente pelas mão do sommelier, sem o uso do velho saca-rolhas, mas sinceramente não sinto grandes alterações no degustar. O vinho, quando bom, é bom com rolha orgânica, rolha sintética ou Screw Cap.
É gente....parece que futuramente as crianças terão problemas ao brincar de "porco". Você se lembra do jogo de cartas que, ao cometer um erro, o jogador tinha seu rosto pintado com rolha queimada?? pois é, como serão esses jogos no futuro?




Nenhum comentário: