domingo, 21 de novembro de 2010

Pão e Vinho


Pode ter uma conotação religiosa, mas não é essa a minha intenção aqui e agora.
É que me lembrei, agora pouco, de uma coisa que meus avós paternos faziam  nos almoços de domingo e que eu, as vezes, me sinto tentada a fazer... e faço...rsrsrs, molhar o pão no vinho.....
Me desculpem os enólogos de plantão e principalmente Bacco....rsrsrsrs, mas essa era uma ação praticada por muitos na antiguidade. Lembram-se da passagem da Bíblia, onde Jesus molha o pão no vinho e oferece a Judas?? essa era uma atitude muito comum entre os Judeus, pois era considerada de extrema consideração e amor pela pessoa que fosse alvo desse gesto.


Não sei onde começou a tradição na minha família, mas sei que meu avô Espanhol e minha avó Portuguesa faziam isso com frequência e quando questionada, minha avó me disse que aprendeu com minha bisavó, sua mãe, que tinha o costume de tomar um cálice de vinho em todas as refeições, claro, acompanhadas de pão.
Não é muito chique...rsrsrs, mas sempre que me dá vontade (e ninguém está olhando...srsrsrsrs) molho o pão no vinho.

6 comentários:

welze disse...

olá Ana, bom dia. Molhar o pão no vinho, é também um costume de portugueses, pelo menos assim aprendi com meus avós paternos que não dispensavam essa misturinha. Esse casamento é ATEMPORAL. boa semana, linda

Luciano JM disse...

Olha, eu também tenho esse costume, gosto muito e estou fazendo isso nesse exato momento, tanto que vim checar na internet de onde surgiu essa prática!
Eu via meus avós italianos fazerem isso, assim como os pais portugueses da minha ex-namorada. Às vezes, uso até pão integral se não tenho pão italiano, rsss!
Aqui em NY muitos dos meus amigos acham estranha essa minha atitude, mas já estou ensinando para americanos e mesmo brasileiros que vivem aqui, a apreciarem essa nossa "mania"!
Pode estar certa que já tem gente gostando.
Um abraço, Luciano JM.

Unknown disse...

Agrada o meu paladar esse prática ,hj vim na Net pesquisar sobre o assunto ,eu acho que tem a ver com a harmonização do do vinho com massa

Anônimo disse...

Minha Vó espanhalola diz que também fazia isso na sua infância ao mesmo tempo que sua mãe também fazia!

Unknown disse...

Oi tudo bem sim este costume também vem do meu bisavô e avó meus pais muito bom molha pão no vinho verdadeira costume e bem saudável eu até hoje não falta bom pão italiano e bom vinho é ótimo azeito sobre minha mesa de casa.vai dica para que na conhece faz prova desta três mistura mágica irá enriquecer seu sabor da vida .

Anônimo disse...

Olá, tenho esse costume tbm.. fui fazer isso em um restaurante com toda naturalidade, por estar acostumado.. acho que pessoal achou meio estranho..rs
Mas eh muito bom, eu gosto bastante. Sempre com pão italiano costumo fazer por ser um pão mais firme…