domingo, 21 de novembro de 2010

Pão e Vinho


Pode ter uma conotação religiosa, mas não é essa a minha intenção aqui e agora.
É que me lembrei, agora pouco, de uma coisa que meus avós paternos faziam  nos almoços de domingo e que eu, as vezes, me sinto tentada a fazer... e faço...rsrsrs, molhar o pão no vinho.....
Me desculpem os enólogos de plantão e principalmente Bacco....rsrsrsrs, mas essa era uma ação praticada por muitos na antiguidade. Lembram-se da passagem da Bíblia, onde Jesus molha o pão no vinho e oferece a Judas?? essa era uma atitude muito comum entre os Judeus, pois era considerada de extrema consideração e amor pela pessoa que fosse alvo desse gesto.


Não sei onde começou a tradição na minha família, mas sei que meu avô Espanhol e minha avó Portuguesa faziam isso com frequência e quando questionada, minha avó me disse que aprendeu com minha bisavó, sua mãe, que tinha o costume de tomar um cálice de vinho em todas as refeições, claro, acompanhadas de pão.
Não é muito chique...rsrsrs, mas sempre que me dá vontade (e ninguém está olhando...srsrsrsrs) molho o pão no vinho.

3 comentários:

welze disse...

olá Ana, bom dia. Molhar o pão no vinho, é também um costume de portugueses, pelo menos assim aprendi com meus avós paternos que não dispensavam essa misturinha. Esse casamento é ATEMPORAL. boa semana, linda

Luciano JM disse...

Olha, eu também tenho esse costume, gosto muito e estou fazendo isso nesse exato momento, tanto que vim checar na internet de onde surgiu essa prática!
Eu via meus avós italianos fazerem isso, assim como os pais portugueses da minha ex-namorada. Às vezes, uso até pão integral se não tenho pão italiano, rsss!
Aqui em NY muitos dos meus amigos acham estranha essa minha atitude, mas já estou ensinando para americanos e mesmo brasileiros que vivem aqui, a apreciarem essa nossa "mania"!
Pode estar certa que já tem gente gostando.
Um abraço, Luciano JM.

ssjunior123 disse...

Agrada o meu paladar esse prática ,hj vim na Net pesquisar sobre o assunto ,eu acho que tem a ver com a harmonização do do vinho com massa