terça-feira, 17 de maio de 2011

Queijo e Vinho


Estava aqui pensando num post novo e senti um friuzinho....rsrsrsrs e acabei lembrando que houve uma época, lá pelos anos 90, que era muito comum reunir os amigos para fazer reuniões de "Queijo e Vinho". Era a vez dos vinhos brancos, adocicados, frutados que foram se tornando uma "coqueluche" e o mais famoso deles era o "Liebfraumilch"....rsrsrsrs se você viveu essa época você sabe do que estou falando. Lembra-se da garrafa azul? pois é..... saudades!!!! rsrsrsrs. O vinho não era muito bom, mas as reuniões em torno dele eram muito boas e ficávamos até a madrugada, rindo, descontraindo e jogando papo fora.
E com esse friuzinho que (graças a Deus) está chegando (eu adooooro o frio....rsrsrs) volta a época ideal para degustar vinhos e com eles os queijos que sempre casaram muito bem, só que hoje o ponto alto é o vinho tinto, que está "bombando"....rsrsrsrs
Fazer uma noitada regada a Queijos e Vinhos é uma delicia, mas quando falamos em harmonizar vinhos com alimentos, principalmente queijos, precisamos ter cuidado na escolha dos dois, pois muitas vezes o prazer pode se tornar um pouco "amargo" literalmente...rsrsrsrs. Bem, mas amargo não é a única sensação da harmonização que estamos falando, podemos sentir, muitas vezes, sabores ferrozos e outros não muito prazerosos, mas dependendo da escolha do vinho e do queijo, podemos ter grandes surpresas, perfumes e aromas deliciosos.
Eu adoro o Brie, o Camembert e o Gorgonzola, principalmente com pão sueco, aquelas torradinhas integrais deliciosas.


O vinho, como sempre digo aqui, é uma questão de gosto, de paladar, mas nas tabelas de harmonização podemos verificar que os vinhos mais encorpados, como o Cabernet, Shiraz, Tempranillo, Merlot, Tannat entre outros hamonizam melhor com queijos fortes tipo Gorgonzola entre outros e os vinhos mais suaves como o Pinot Noir, os Rosés e os Brancos harmonizam melhor com os queijos mais leves tipo frescal.


Se você quer fazer um encontro de amigos à base de Queijos e Vinhos e não sabe muitobem por onde começar aconselho ir a uma loja do supermercado Pão de Açucar e, na seção de vinhos, procurar por um sommelier o qual é disponibiliazado pelo supermercado em uma forma super simpática de atender o cliente. A maioria das lojas do grupo Pão de Açucar dispõe desse serviço e pode confiar, pois são pessoas muito bem treinadas para isso. É lá, também, que você poderá encontrar variados rótulos de vinhos a um custo/benefício interessante.
Aproveite o inverno com os Queijos e os Vinhos!!!

http://www.grupopaodeacucar.com.br

6 comentários:

Adriana Gonçalves de Oliveira disse...

Oi Ana, td bem? Fui convidada para ir à casa de uma amiga e ela servirá fondue. Vou levar o vinho. Qual tipo você sugere? Um abraço.

YES we Cooking disse...

ADORO quejos e vinhos. E presuntos, patezinhos, etc etc.... Nada mal para esses dias frios que Temos tido em São Paulo.
Beijos

Valéria disse...

Oi Ana!
Que combinação boa!
Também amo de paixão, brie, camembert e gorgonzola e pão sueco também!rsrsrs
Aqui gostamos muito destas reuniõesinhas regadas a um bom vinho! Que sorte temos!
Beijão e ótimo restinho de semana!

Anônimo disse...

Ana
Teu Blog é ótimo, indico a muitos amigos chegados a gastronomia e enologia.
Publique mais receitas por favor.

welze disse...

oi minha linda enóloga. não tenho nada da sua sabedoria, mas não abro mão de um bom vinho. adoramos aqui em casa e sempre nos reunimos para uma noitada dessas. beijos e bela semana

Ana Falletti disse...

Amigos queridos, como fico feliz quando vejo seus comentários!!!! Adriana, mandei um email para vc com algumas dicas tá?
Meu amigo anonimo, como vc se chama?? rsrsrs
Obrigada Welze, Valéria, Ciça... voltem sempre!!!
BEIJOSSSSS