domingo, 1 de maio de 2011

Bacalhoada......

Bem, toda época de Páscoa o Bacalhau aparece com força total e na maioria das vezes é feito da mesma maneira todos os anos. No forno com batata, ovos, cebola, azeitonas, tomates, alguns fazem com pimentão, outros com couve tronchuda (tipo de couve portuguesa), mas a verdade é que qualquer que seja a receita tudo fica bom com bacalhau. Já sitei em algum post que mesmo com azeite e alho no formo ele fica maravilhoso e é verdade....rsrsrs
Neste ano quis inovar e fiz uma receita de uma amiga que chama o prato de Bacalhau do Zé do Pipo. Confesso que fiquei com medo de mudar a tradição, mas no fim a coisa ficou maravilhosa e todo mundo adorou.


1 quilo de bacalhau limpo e dessalgado
4 xicaras de leite
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1/2 xícara de azeite
8 batatas médias
4 colheres de salsa picada
azeitonas pretas para enfeitar

Cozinhe as batatas e esprema em forma de purê. Reserve.
Depois de dessalgado corte o bacalhau em pedaços menores e leve ao fogo com o leite até ferver. Assim que ferver tire os pedaços de bacalhau do leite e reserve o leite.
Em uma frigideira coloque o azeite a cebola, o alho e o  louro. Frite até a cebola ficar mole e transparente, adicione uma xícara do leite que ferveu o bacalhau. Deixe mais um pouco no fogo e assim que a cebola estiver bem macia desligue e adicione a salsinha.
Em uma forma refratária coloque o bacalhau, regue com o refogado da cebola e cubra com o purê de batatas (eu fiz um purê com uma colher de manteiga, duas colheres de queijo parmesão ralado e meia xícara de leite). Enfeite com as azeitonas e leve ao forno para gratinar.

Diferente não é?? e muito bom. O bacalhau fervido no leite lembra um pouco a receita do Bacalhau com natas (receita portuguesa deliciosa) e é um prato extremamente leve que pode ser servido sozinho ou com um arroz branco.
Muito bom para ser degustado com um ótimo vinho tinto. Por falar em vinho estou anciosissima pela chegada do inverno, quando começo a degustar melhor os vinhos de minha preferência - o vinho tinto!!
Que tal degustar esse prato com um " Misiones de Rengo Cabernet Sauvignon" ? vinho Chileno de corpo elegante, com sabor de frutas maduras, especiarias e chocolate muito premiado pelo mundo afora. Cor e aroma intenso que presiste. O Misiones também pode ser achado nas uvas Carmenère, Merlot, Malbec e o "assemblage" (mistura de uvas) Cabernet/ Syrah...delicioso!!!!

4 comentários:

Valéria disse...

Oi Ana!
Gosto demais de bacalhau! Este deve ficar muiiito bom! E a receita é fácil, adoro deceitas fáceis. Boa dica para fazer uma noitada de vinho no inverno, por aqui acho que vai ser bom, já tem chovido muito. Beijo e uma ótima semana!

Ana Falletti disse...

Obrigada Valéria!! boa semana pra vc tb!! bj

Unknown disse...

Esse bacalhau é um dos meus preferidos...adoro!Como adorei sua cozinha também...
Já sou seguidora para acompanhar essas delícias...beijkas
ondas de sabores

Anônimo disse...

Ofensiva é com S!!