domingo, 14 de agosto de 2011

PAI

Eu tinha resolvido não escrever nada sobre o dia dos pais, pois como já disse no post do dia das mães, acho isso tudo um mercado doido de compra de coisas que não exprimem, nem de perto, o que deveríamos a essa pessoa que nos colocou no mundo. Sim, ele nos colocou no mundo sim. Sem ele fica completamente impossível um ser humano nascer. A mãe é tudo de bom, mas sem o pai não estaríamos, definitivamente, aqui.
Cheguei à conclusão que seria uma injustiça não falar algo sobre a pessoa mais importante da minha vida. A mamãe não precisa ficar chateada, pois sabe que esse lugar de pessoa mais importante do mundo é dela, assim como, duas pessoas pudessem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo espaço, violando todas as leis da física.
Hoje estou falando dele, por isso, a pessoa mais importante da minha vida.
E posso provar. Meu pai tinha que ser meu pai (conclusão que acabo de ter antes de sentar aqui e escrever). Só ele poderia me ensinar tudo o que aprendi dessa vida. Com ele aprendi a chorar, mas chorar de verdade, por coisas importantes, com ele aprendi a selecionar amigos, pois sua vida foi cercada de abutres. Com ele aprendi a valorizar familia, sem ter que ficar "babando o ovo" o dia todo, mas o verdadeiro valor que se dá a uma mãe e a um pai, o verdadeiro respeito que devemos a eles (foi ele quem me ensinou). Ele me ensinou que tudo começa pela boca e termina por ela também. Por isso falava muito pouco, mas quando falava era centrado e coerente. Falando em boca, me transmitiu seu verdadeiro amor pela gastronomia. Ele adorava comer. Adorava queijos, azeites, massas, carnes e vinhos..... esses acabaram com ele, mas não vamos falar disso aqui e agora, na verdade ele me ensinou através "disso" tudo na vida.
A ser forte, muito forte. Quem mais poderia me dar essa fortaleza toda se não meu pai?? aprendi a passar por momentos de raiva, tristeza, solidão, impotência, ódio, blasfêmia..... sim!!! mas com quem mais aprenderia a passar por tudo isso? e me fortalecer?
Mas não pensem que tudo isso me fez odiar tudo isso, não!!!! eu aprendi viver com ele através dessas passagens. Ele me deu força, me ensinou a passar por situações incríveis, me ensinou coisas maravilhosas da vida, me ensinou a conquistar o que se deseja e ser feliz com isso. Me mostrou que homem, mesmo, eu só teria um na vida. Participativo ou não, o homem que faria qualquer coisa por mim, e sabe por que?? porque me amava de verdade. Amor puro, amor ingênuo, amor espiritual, carnal, amor sublime, NOBRE.
Quem seria eu se não fosse por ele?
Sinto saudades dele. Há 21 anos ele me deixou com uma bagagem de vida que eu queria poder passar para a minha filha. Lições de vivência terrena que somente ele poderia me passar.
Se eu fui feliz com ele?? CLARO!! ele é meu pai e o grande amor da minha vida, pois por ele vale a pena, por ele valeu a pena chorar, sorrir, viver, pensar, sonhar, se divertir, brigar, soluçar, debater, lutar, vencer, perder, AMAR!! POR ELE VALEU A PENA AMAR!!!
Que Deus fortaleça sua luz e seu caminho seja regado de fluídos benéficos, não só neste dia PAI, mas por toda a eternidade. Até nosso próximo encontro!!!
TI AMO DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! OBRIGADO!!

5 comentários:

ld luciana dalmagro disse...

LINDO DEPOIMENTO ANA!!!!!
Como disse no meu post de hoje lá no blog: "NAO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR".....todos os dias...sempre!!!
Bjs,ld

ANA disse...

Saudades do meu Tio Paulo, pessoa boníssima!Com toda certeza, está num lindo lugar, cheio de PAZ e Luz!
Beijos pra vc , prima!

Anônimo disse...

Aninha,
Super Verídico!
Saudades,
Beijos,
Beto

Ana Falletti disse...

Obrigado meus queridos!!!! bjs

Valéria disse...

Oi Ana!
Lindo post!
Escreveu o que eu não tive inspiração pra dizer.rss
O meu foi desse jeitinho ou jeitão.
Beijos e uma ótima semana!