domingo, 5 de dezembro de 2010

O Cardápio de Natal II

Em Outubro eu postei uma receita de Risotto de Bacalhau com brócolis, mas a novidade é que ele era feito em panela de pressão, lembra? Hoje vou passar uma receita de Risotto de Bacalhau só que feito da maneira tradicional e sem Brócolis. Como eu estava devendo uma foto da minha salada de endívias com camarão, eu providenciei uma hoje e aconselho serví-la como entrada (a receita da saladinha está no post do dia 13/10/10). Nesta versão feita hoje, aqui em casa, eu adicionei umas fatias de salsão e salpiquei gergelim torrado, sem esquecer do azeite de mandarim é claro!!! e ficou uma delícia, super refrescante. Uma ótima opção para impressionar seus convidados que estão acostumados com o famoso peru e cia...rsrsrs e como eu tenho certeza, como em todo Natal, que estará um calor daqueles, nada melhor que uma comidinha leve.


 Mas vamos ao Risotto que é super fácil de fazer.

1 xícara e meia da arroz arbório (sem ser lavado)
300 gramas de bacalhau em lascas
1/2 xícara de vinho branco
1 litro de caldo de galinha (eu faço com aqueles de caixinha mesmo)
Cebola e alho para refogar
Azeite
2 colheres de sopa de Creme de leite de caixinha

Faço o dessalgue do bacalhau no mesmo dia trocando uma vez a água gelada e depois escaldando com água fervente. As lascas não podem ser muito dessalgadas porque, se não, perdem o gosto. Aqui eu cortei um pouco as lascas.


Refogar o arroz com azeite, cebola e alho a gosto (não esqueça que o arroz arbório não deve ser lavado, pois ai está o segredo do risotto), adicione meia xícara de vinho branco e deixe reduzir. Assim que estiver secando adicione o bacalhau. Mexa delicadamente e vá colocando o caldo aos poucos.

 Coloquei um pouco de salsinha, que eu adoro e sempre uso nos meus pratos. Vá colocando o caldo, aos poucos até o arroz amolecer na medida certa (ao dente).


Pronto!!! agora só falta colocar o creme de leite. Eu não coloco a caixa inteira para essa medida de arroz, na verdade eu não gosto de colocar muito creme de leite, pois acho que fica pesado e tira o gosto do bacalhau, então coloco apenas umas duas colheres de sopa e uso o creme de leite de caixinha, pois é mais consistente.


Eu degustei um Vinho rosé com esses pratos e a harmonização foi perfeita. O Los Vascos Cabernet Sauvignon Rosé - 2009. Um vinho Chileno super refrescante e de ótimo custo/benefício. De coloração rosada intensa e um aroma floral frutado o Los Vascos vai deixando na boca o gosto do morango, da ameixa e da framboesa. Assim que comecei a prová-lo com o Risotto ficou marcante o aroma e o sabor floral e a harmonização deliciosa!!! 


Esta receita serve 4 pessoas, por isso se você tiver mais convidados precisará aumentar a receita.

Um comentário:

joao disse...

Realmente deve ficar muito bom.
Mas o que mais gostei foi o que vc falou sobre o vinho praticamente tomei a garrafa toda.