domingo, 15 de julho de 2012

"Minha versão de Paella ValenciAna"


Hoje acordei com minha veia espanhola e apesar de enaltecer inúmeras vezes minhas raízes italianas, a pedido de minha filha, resolvi pegar as castanholas e assumir meu lado Molina e preparar minha versão da Paella Valenciana.
Aqui em casa, como em muitos lares, tenho certeza, uns não comem uma coisa, outros não comem outra coisa, então resolvi simplificar e fazer assim:


2 xícaras de arroz
2 saquinhos de açafrão (0,085g cada) eu usei La Barraca Espanhol
1 xícara de vagem francesa picada grosseiramente
1 xícara de pimentão vermelho picado grosseiramente
8 camarões médios inteiros
4 lulas médias
200 gramas de cação fresco
1 xícara de mariscos sem casca (cozidos)
1 litro de caldo de galinha
3 dentes de alho
1 cebola pequena
3 colheres de azeite
sal e salsa a gosto


Se você não tiver uma paelleira pode usar uma panela normal. Eu fiz todo o refogado em panela normal e quando estava quase pronta passei para a paelleira. Refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Adicione a vagem, o pimentão e a lula e mexa por uns dois minutos. Adicione o arroz e mexa por mais um minuto. Coloque o açafrão, mexa bem e vá adicionando o caldo de galinha aos poucos. Acrescente o marisco (que deve ser cozido, pois se você comprou sem casca, ele já foi cozido). Posicione o cação em pedaços grandes sobre o cozido e cubra com tampa, mantendo em fogo baixo. Acerte o sal, salpique salsinha a gosto e vá molhando com o caldo até que o arroz esteja cozido. Deixe secar por completo. Separadamente grelhe os camarões com casca, temperados antes com limão e sal. Posicione sobre a paella e pronto!!! é só servir!!
Sou adepta da cozinha prática e descomplicada. Minha veia espanhola adorou!!! rsrsrs, essa foi a primeira paella da minha vida, mas a próxima vou ousar mais e acrescentar polvo e lagostim. Aguardem!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Não ter me convidado para ter o prazer de degustar lamento muito, mas a receita adorei.

Beijos.

Paulo

Ana Falletti disse...

Paulinho, foi de improviso viu?!! da próxima vez eu te chamo!! vc vai ter que trazer a paelleira tradicional tá?!! rsrsrsrs vamos marcar logo!!! bjs

joao disse...

Sacanagem eu não saber dessa presepada antes mas vou te perdoar por vc ainda não me conhecer.....
Vc só conhece a minha mulher a Monica na proxima chama que a gente vai.
JONNY

Ana Falletti disse...

Oi Jonny, que bom ver vc por aqui!! eu vou preparar uma pra vcs simmm!! pode deixar que eu vou convidar vcs logo, logo!!! vc melhorou?? pode comer essas cositas??? srsrsrsrs se puder tudo bemmmm vou preparar uma bem suculenta!!! rsrsr