Hoje acordei com minha veia espanhola e apesar de enaltecer inúmeras vezes minhas raízes italianas, a pedido de minha filha, resolvi pegar as castanholas e assumir meu lado Molina e preparar minha versão da Paella Valenciana.
Aqui em casa, como em muitos lares, tenho certeza, uns não comem uma coisa, outros não comem outra coisa, então resolvi simplificar e fazer assim:
2 xícaras de arroz
2 saquinhos de açafrão (0,085g cada) eu usei La Barraca Espanhol
1 xícara de vagem francesa picada grosseiramente
1 xícara de pimentão vermelho picado grosseiramente
8 camarões médios inteiros
4 lulas médias
200 gramas de cação fresco
1 xícara de mariscos sem casca (cozidos)
1 litro de caldo de galinha
3 dentes de alho
1 cebola pequena
3 colheres de azeite
sal e salsa a gosto
Se você não tiver uma paelleira pode usar uma panela normal. Eu fiz todo o refogado em panela normal e quando estava quase pronta passei para a paelleira. Refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Adicione a vagem, o pimentão e a lula e mexa por uns dois minutos. Adicione o arroz e mexa por mais um minuto. Coloque o açafrão, mexa bem e vá adicionando o caldo de galinha aos poucos. Acrescente o marisco (que deve ser cozido, pois se você comprou sem casca, ele já foi cozido). Posicione o cação em pedaços grandes sobre o cozido e cubra com tampa, mantendo em fogo baixo. Acerte o sal, salpique salsinha a gosto e vá molhando com o caldo até que o arroz esteja cozido. Deixe secar por completo. Separadamente grelhe os camarões com casca, temperados antes com limão e sal. Posicione sobre a paella e pronto!!! é só servir!!
Sou adepta da cozinha prática e descomplicada. Minha veia espanhola adorou!!! rsrsrs, essa foi a primeira paella da minha vida, mas a próxima vou ousar mais e acrescentar polvo e lagostim. Aguardem!!!