sábado, 5 de fevereiro de 2011

Licores: Limoncello


O Limoncello é o licor mais refrescante que eu já tomei. Para quem gosta de limão é uma bebida deliciosa para ser apreciada no verão.
O licor é produzido a partir da casca do limão siciliano e daí já pode-se dizer de onde ele vem, não é mesmo? Uns dizem que nasceu em Capri outros na Sicilia, outros na Sardenha, mas podemos afirmar que nasceu no sul da Itália e é muito consumido no mundo todo. É muito comum, para os Italianos, a preparação do Limoncello em casa mesmo, através de uma receita simples à base de casca de limão siciliano, água, açucar e alcool de cereais. Aqui no Brasil encontramos uma pequena produção na região Sul.
Ao contrário de alguns licores, o Limoncello deve ser tomado bem gelado e depois das refeições - é um excelente digestivo.

O aroma é inconfundível!! o paladar do limão siciliano é delicioso!!! e dependendo da marca pode-se ter um final de boa bem persistente!!
Alguns doces podem ser feitos com o licor de limão siciliano, como um bolo branco, por exemplo, adicionando um pouco do licor à massa, uma mousse, ou um delicioso sorbet.
O Sorbet de Limoncello é super fácil de fazer e super leve (divino para os dias mais quentes), mas não se esqueça que o licor de Limoncello é uma bebida alcóolica e, como toda bebida alcóolica, não deve ser consumida por menores, ok??

Receita de Sorbet de Limoncello:
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de Limoncello
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano


Leve ao fogo o açúcar com a água e cozinhe até dissolver todo o açúcar (+ - 5 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar bem. Acrescente as raspas e o Limoncello. Leve ao freezer para endurecer. Depois de congelado passe pelo processador, ou liquidificador para obter a textura de gelo moído, mantenha o sorbet no freezer até o momento de consumir.  
Hummmm!!! com esse calorzinho não tem nada melhor.

Algumas marcas encontradas no Brasil: Averna, Villa Massa, Affinidad, Pellegrino, Caravella, Di Capri, Di Sorrento entre outros. 

3 comentários:

Valéria disse...

Oi Ana!
O licor já conhecia, mas esse sorbet, facílimo e parece delicioso, aqui então com esse calor!

ld luciana dalmagro disse...

Adoro...uma delícia!!!

Bjs,
ld

Flavia Ramos disse...

Qual a melhor Marca de Limoncello para comprar no Brasil?