sexta-feira, 4 de março de 2011

Veneza e o Carnaval


Carnaval é uma coisa muito enraizada em nós brasileiros e esquecemos, às vezes, que carnaval é comemorado no mundo todo. Claro que com algumas diferenças, como por exemplo, o de Veneza. Lá o Carnaval dura 10 dias encerrando-se na terça feira e o ponto alto da festa são as máscaras e os trajes do século XVIII. Eu estive por lá, mas, infelizmente, não no período do carnaval. Infelizmente, porque acho que viver esse momento em Veneza deve ser mágico. Na verdade Veneza é mágica!! existem vários tours pela cidade através de seus canais e é possível viver um pouco os misteriosos e nostálgicos séculos passados em um tour noturno feito em gôndolas onde o guia conta histórias da época em uma atmosfera de suspense à luz de lamparinas. Muito bom!!!


Essa foto, que mais parece uma pintura, foi tirada em uma noite maravilhosa e pode descrever direitinho o que eu quero dizer. Ficar andando pelos canais, à noite, ou mesmo pelas vielas nos faz viajar no tempo e a gente começa a imaginar como era a vida das pessoas que viveram lá no passado.
Por toda a cidade é possível encontrar lojinhas de máscaras de carnaval e existem algumas maravilhosas, ricas, com um significado e usadas por pessoas da sociedade veneziana.
O carnaval é comemorado com bailes e desfiles pela cidade e, como aqui, os carnavalescos encomendam todos os anos, aos famosos artesãos da cidade, a confecção de máscaras alegóricas que enriquecem a festa.

É impossível sair de Veneza sem uma máscarazinha....srsrsrs


Andar pela cidade é encher os olhos com um colorido lindo, não só das máscaras e roupas de carnaval, mas também com as peças de murano.



Dá vontade de encher a mala dessas coisinhas...srsrsr

Saber que um dia Veneza poderá sumir do mapa é o tipo de coisa tão ruim que nos faz mudar de assunto, sabe como é? tipo: nossa não vamos falar nisso agora, deixa acontecer, pode ser que o homem arranje uma forma de fazer com que isso não aconteça, mais ou menos isso. Veneza é um colírio para as vistas e, se um dia, você tiver oportunidade de viajar para lá saberá exatamente o que estou tentando dizer aqui.
Beijos e bom carnaval!!!


Fotos de Luis Augusto (meu marido..rsrsrs são tão lindas, não são? merecem o crédito)

6 comentários:

Leticia disse...

Ana amei tudo sobre veneza,ja estive lá e sinto saudades é tudo isso mesmo as máscaras são lindas não ,e as fotos muito bem tiradas mesmo como sempre beijos e parabéns!!

Unknown disse...

Ana, adorei conhecer seu blog e já estou te seguindo, beijos e bom carnaval!

Ana Falletti disse...

Obrigada amigas queridas!!! bjs

Andréa Santana disse...

Parabéns pela matéria, e as fotos estão lindas!

bjs,
Andréa...

welze disse...

desejo muitas bênçãos nesse e em todos os dias de nossas vidas

Valéria disse...

Oi Ana!
Passar um carnaval em Veneza deve ser mágico mesmo. Conheçi Veneza e espero voltar lá. trouxe várias máscaras e coloquei em molduras. Ficou lindo!