quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Risotto de panela de pressão


Eu escuto, todos os dias de manhã, o jornal da Eldorado FM e durante a programação eles colocam umas dicas de gastronomia com Alex Atala, o chef tudo de bom do Restaurante D.O.M. O programa se chama Tira Gosto Eldorado e é nele que Alex Atala dá dicas maravilhosas como, por exemplo, o Risotto de panela de pressão.
Parece estranho e, no dia que ouvi, confesso, não acreditei muito que daria certo, mas após alguns dias eu estava buscando algo para fazer no jantar e lembrei da receita.
Gente!!!! deu certo!!! e é uma descoberta ótima. É super rápido e dá para fazer Risotto de vários sabores. O princípio é o seguinte:
Refogue o arroz (1 xícara) que pode ser Arbório, Vialone Nano, Carnaroli ou até mesmo o "agulhinha" com o tempero que você gosta e está acostumado (eu refogo com azeite, cebola picadinha e alho moido) Depois de bem refogado coloca-se o vinho seco branco (1/2 xícara). Deixe evaporar o vinho e adicione o ingrediente que quiser (Funghi, Camarão, Bacalhau, Parmesão, etc...), misture bem e adicione caldo de carne ou galinha (2 xícaras e meia) - eu faço com tabletinho Knorr mesmo e prefiro o de galinha (mais leve). Tampe a panela de pressão e assim que levantar fervura você conta três minutos e desliga. Pronto!!! está pronto!!!
Não é bárbaro??!!! eu fiz um Risotto que eu adoro com arroz agulhinha mesmo, bacalhau e brócolis japonês (aquele mais miudinho). Ficou divino!! e a dica foi do Alex Atala viu gente??? Quem disse que grandes Chefs não usam panela de pressão?!! rsrsrsrs


Quer uma dica de vinho para degustar esse Risotto de bacalhau??!!
Existe um rótulo que eu adoro e tem um precinho muito bom.....rsrsrsrs é o Leon de Tarapacá (claro que é Chileno....rsrsrs), eu não consigo esconder minha paixão pelo vinho Chileno. Para esse prato com bacalhau uma uva deliciosa é a Pinot Noir. Leve, com uma cor rubi pálida, frutado e com final de boca amadeirado, é uma deliciosa opção. A Vinicula Tarapacá tem grandes vinhos por uma relação ótima custo/beneficio. Eu vou falar mais da Tarapacá, com certeza.



Tira Gosto Eldorado (entrem no site que tem várias dicas como essa) : http://int.territorioeldorado.limao.com.br/eldorado/audios!getAudios.action?idPrograma=157
Viña Tarapacá - www.tarapaca.cl

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Omelete de Pimenta Cambuci

Sabe quando você pensa, pensa e não sabe o que fazer para o almoço ou o jantar?? nada melhor que uma omelete, não é?
Uma opção gostosa e diferente de omelete é o que eu faço com a pimenta cambuci. Já ouviu falar dela? é uma pimentinha muito bonitinha (parece um pingentinho) e não arde como as pimentas normais. Ela é saborosa e pode ser servida até na salada.





 Com um fio de azeite na frigideira faço um refogado com as pimentinhas cortadas em quatro.


Refogo bastante, até ficar fritinha. Olha o ponto. Sal a gosto!


Bato de três a quatro ovos (vai depender da quantidade de pimenta e do tamanho dos ovos) com um pouquinho de sal em ponto de omelete e jogo delicadamente sobre a pimenta refogada, cobrindo toda ela.





Viro dos dois lados até o ovo estar bem durinho e pronto!!! Ai está uma omelete diferente, deliciosa e ótima se acompanhada de uma saladinha de verão.



Uma ótima opção para acompanhar sua omelete e sua saladinha é um delicioso vinho branco bem geladinho. Quer uma opção??


Um vinho simpático, modesto que pode ser encontrado em quase todos os supermercados, e fiz questão de colocar aqui uma versão de 175 ml, pois é ideal para tomar sozinho em uma refeição rápida, é o Sauvignon Blanc "120" da vinicula Chilena do Valle del Maipo Santa Rita, refrescante e com notas de frutas brancas e cítricas deve ser servido a uma temperatura por volta dos 7°. Bem fresquinho!!!

domingo, 24 de outubro de 2010

Mercado Municipal Paulistano


Quem não conhece ou não ouviu falar do Mercado Municipal de São Paulo?? Eu ouço falar dele desde pequenininha. O Mercado foi inaugurado em 1933 e meu avô já fazia suas compras lá. Hoje o Mercadão, como é conhecido, recebe mais de 15 mil visitantes diariamente e por ser frequentado por chefs e donos de restaurantes é considerado o ponto mais "Gourmet" de Sampa.


É uma festa de cores. Seus produtos, que vão de frutas a peixes, carnes, queijos, secos e molhados, fazem do local uma alegria para os olhos. Não dá para sair de lá sem fazer uma compra.

 

Além dos produtos deliciosos o Mercadão é super famoso pelo sanduiche de mortadela e o pastel de bacalhau. Hoje eles já têm estrutura para atender o numero de pessoas que visitam diariamente o Mercadão, mas há algum tempo atrás se você chegasse depois das 11 horas da manhã provavelmente não conseguiria comer essas delicias calóricas...rsrsrsrs

 

Eu costumo ir ao Mercado para comprar bacalhau, pois a qualidade e o preço é incomparável. Azeitonas e queijos também fazem parte da minha lista. A generosidade dos donos das lojas, que nos fazem provar de tudo, faz com que a gente saia de lá com a refeição completa...rsrsrsrs
Eu, particularmente, tenho preferência pelo box do "Seu" Levi. Ele é ótimo e sempre dá um descontinho. Lá é possível fazer a compra toda, pois encontramos azeites, aliches, linguíças curadas, bacalhau, secos e molhados e "Os Queijos". O Seu Levi é tão conhecido pelo queijo que seu lema é o seguinte: "Nem só de pão vive o homem" Levi Queijos.....rsrsrs


Olha como ele é fofo!!!


O bacalhau vendido lá:

Queijos:

Ai ai.... eu ficaria aqui a noite toda escrevendo sobre o Mercadão..... além de ser nostálgico para mim, pois me faz lembrar do meu pai que ia para lá para comer o sanduíche de mortadela e voltava com caixas de azeite e queijos para a família toda.
Ao meu ver a única coisa ruim é a sujeira ao redor do Mercadão. Infelizmente a Prefeitura não consegue manter o local limpo, mas lá dentro a gente acaba esquecendo deste detalhe. Vale a pena fazer um passeio por lá.

Onde fica: Rua da Cantareira, 306 - Parque Dom Pedro II - Centro (www.mercadomunicipal.com.br)
Funciona de Segunda a Sexta dàs 06:00 ás 18:00h e Domingos e feriados dás 06:00 às 16:00h
Box preferido : Levi Comércio de Queijos - Box D 9 - fone: 011-3228-1196
 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bacalhau e o meu preferido "Tinto da Ânfora"


Toda vez que penso em bacalhoada eu assossio ao Vinho "Tinto da Ânfora". Isso porque há alguns anos atrás eu fui jantar no "Restaurante Antiquarius" e o sommelier me indicou. Naquele dia o maître preparou para mim uma posta de bacalhau ao alho e olho e na procura de um vinho à altura me foi servido o Tinto da Ânfora.
Durante um tempo eu o comprei do Emporium Dinis, ficou um tempo sumido e agora eu reencontrei. Foi amor à segunda vista...rsrsrsrs, se tiver a possibilidade de comprá-lo, não vai se arrepender (á venda no Emporium por R$ 59,90 - safra 2006), uma ótima compra.
Bom, mas deixa eu falar um pouco dele:


O Tinto da Ânfora vem da região do Alentejo - Portugal e é composto das uvas Aragonez, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, se equilibrando bem entre estas três castas. Seu processo de amadurecimento se dá por 18 meses em barris de carvalho (90% Francês e 10% Americano) o que o proporciona um aroma e um sabor maravilhoso amadeirado e elegantíssimo. Você ainda notará notas de ameixa e baunilha. Sua cor é intensa e um final de boca bem persistente. Eu a d o r o!!!
O produtor: "Bacalhôa"....rsrsrs qualquer semelhança é mera coincidência, mas experimente com Bacalhau, Bacalhoada, Bolinho de Bacalhau, Risotto de Bacalhau.....Hum!!! simplesmente divino.

Onde achar: Emporium Dinis - www.emporiumdinis.com.br

terça-feira, 19 de outubro de 2010

"La Table O&Co"


Hoje eu vou falar de um restaurante que eu adoro, o "La Table O&Co". Além de ser um local lindo e a cozinha deliciosa, eu tenho um amigo pessoal trabalhando lá, o maître Vicente ou  Viny, como o chamamos carinhosamente.
No La Table você pode pedir por "Menu Confiance", ou seja, menu elaborado diariamente de acordo com os produtos frescos comprados no dia e produtos da estação. A cozinha é comandada pelo chef Uruguaio Alexis D'Alessandro e Viny, com toda sua experiência, vai montando o "seu" cardápio e vai trazendo os pratos de entrada, principal e sobremesa com uma assertividade deliciosa.


Um exemplo disso foi o primeiro jantar que tivemos lá onde o Viny nos impressionou com o menu confiance que ele elaborou para nós  -  deliciosos espetinhos de camarão e lula grelhados como entradinha, depois uma salada com Crocante de Brie, Presunto Cru e Radicchio ao Azeite Toscano (lembando que é lá, no mesmo local que você encontra aqueles azeites aromáticos do mediterraneo maravilhosos - O&CO).
Depois da salada foi a vez de degustar um delicioso Carré de Cordeiro com Batatas Folhadas ao Forno..... simplesmente D+!!!
Quando eu achei que já tinha tido o melhor jantar do século, vem a sobremesa...... ai ai, só de lembrar me dá água na boca. Viny pediu para preparar para nós um Suflê de Goiaba e Mascarpone........ acho que foi a melhor sobremesa que eu comi na minha vida. Para dar um toque ainda mais especial o Viny adicionou um fio de azeite de Mandarin (aquele mesmo que temperei a saladinha de endivias no outro dia). Bárbaro!!


O La Table possui um cardápio Mediterrâneo com produtos de altíssima qualidade harmonizados com maravilhosos azeites aromáticos. Sua carta de vinho também é especial, com vários rótulos do mundo todo. Não hesite em perguntar ao nosso amigo Viny o que ele aconselha para acompanhar o menu do dia, porque ele também é um sommelier de primeira. Nós degustamos isso tudo com um magnífico Chianti Colli Senesi Caspagnolo da região da Toscana. Este Chianti da Vinicula Villa Poggio Salvi é frutado, de cor rubi intensa e com um final de boca persistente com notas florais. Uma ótima opção para quem vai pedir uma carne vermelha ou pretende degustar com queijos.



Onde fica: Rua Bela Cintra, 2023 - São Paulo - Fone:3063-4433 - www.latable-co.com.br 
ESTABELECIMENTO (INFELIZMENTE) FECHADO

domingo, 17 de outubro de 2010

Degustando vinhos


Uma das coisas que mais aprecio é a degustação de vinhos, geralmente em estabelecimentos de venda ou restaurantes. É sempre muito bom conhecer um novo rótulo, uma nova uva, uma nova safra e para isso é necessário tomar alguns cuidados e ter um certo conhecimento para não fazer feio.....rsrsrsrs
Às vezes pode parecer um pouco esnobe, mas todo o ritual tem um porque e é importante seguir para poder sentir o puro gosto e aroma do vinho. A taça, por exemplo, é de grande importância que seja uma taça própria para vinhos e que esteja limpíssima. O não tocar no corpo do taça é proposital, pois dependendo da temperatura das mãos o vinho pode sofrer perda de temperatura, esquentanto seu teor e evitando que o mesmo seja degustado na temperatura certa, que varia segundo o  tipo de vinho como: Espumante, Branco, Rose, Tinto, Reserva, Jovem, do Porto e assim por diante. Por isso segure a taça sempre pela base ou pela haste (parte fina).


A rolha - não se deve cheirar a não ser que você tenha curiosidade em saber o cheiro dela em contato com o vinho, mas caso contrário não se cheira rolha em degustação. O que o sommelier ou expert em vinhos faz, geralmente, é expremer a ponta molhada, para ver se a mesma está umedecida, pois isso indicará se o vinho estava em posição certa para a sua conservação. Por isso se tiver curiosidade em saber pode pedir a rolha e apertá-la na ponta umida, se estiver molhadinha é sinal que o vinho estava deitado e em posição ideal de conservação.


A água é importantíssima no momento da degustação, pois é com ela que você tira da boca o gosto do último vinho degustado para que possa dar inicio a outra degustação, ou seja, serve para lavar a boca.
Na degustação em si, leva-se em consideração a cor, o aroma e o gosto do vinho. É através desses itens que você vai analisar a qualidade do vinho, se é jovem, maduro, encorpado, leve, suave, com aromas de frutas vermelhas, de chocolate, baunilha, maçã, tabaco, coco, amadeirado e assim por diante. Balançar o conteúdo dentro da taça, em movimentos circulares, ajuda na oxigenação do vinho e solta seus aromas.
Como eu gosto de dizer, e sempre vou reforçar, não tenha medo de dizer que um vinho caríssimo, bem cotado, etc... é ruim para você, pois vinho é uma questão de gosto e para avaliações mais técnicas deixamos para os "técnicos" em vinhos.
Vamos aproveitar o momento, o sabor do vinho que gostamos, sendo ele simples ou caríssimo, mas bebendo o que realmente nos dá prazer. Certo?

**As fotos aqui apresentadas foram enviadas pelos amigos Márcia e Hermes que fizeram uma degustação deliciosa na vinícula Concha Y Toro no Chile.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Castello Falletti di Barolo"


Descobri há alguns anos atrás o porque da minha paixão por vinhos. Um amigo Italiano me disse que na Itália, mais precisamente na região do Piemonte, a familia Falletti era muito respeitada devido ao vinho Barolo. Corri para casa e procurei na "santa" internet o que ele quis dizer com aquilo e tive uma surpresa maravihosa, descobri que o meu sobrenome advinha de uma familia precursora do vinho Barolo. Sim, gente!!!! acho que eu tenho uma vinicula na Itália e não sabia...rsrsrs brincadeirinha!!!, mas às vezes sinto vontade de me aprofundar nessa árvore genealógica para ver se não existe uma ligação com a Marquesa Juliette Colbert Falletti ou, mais conhecida como a "Marchesa di Barolo". Francesa de nascimento, se naturalizou Italiana ao casar-se com o Marquês Carlos Tancredi di Barolo Falletti em 1.806. Foram morar no Castelo da familia Falletti em Alba - Piemonte. Foi lá que nasceu o vinho Barolo, dando inicio ao desenvolvimento do cultivo da uva Nebbiolo na região, a qual faz grandes Barolos.
O vinho Barolo é um vinho encorpado e há os que amam e os que odeiam. Eu particulamente gosto de alguns rótulos, mas não é um dos meus preferidos (que a titia Marchesa não me ouça...rsrsrsr).
O castelo, assim como vários castelos Italianos e Europeus, permite a visitação guiada e é possível estender a visita a algumas vinículas da região.


Infelizmente não visitei a região do Piemonte quando estive na Itália, mas, com certeza, não posso perder a chance, em uma próxima ida à Itália, de visitar o castelo da familia....rsrsrsrsrsrs

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Entradinha de Camarão com Endívias


Difícil achar alguém que não goste de camarão, não é mesmo?? Eu o considero uma das jóias da culinária. Para falar a verdade adoro preparar peixes e frutos do mar. Preparei neste feriado camarões grelhados com salada de endívias ao Azeite de Mandarim da O&CO. Uma delicia simples de fazer e com certeza você vai amar. Pedi para o pessoal da peixaria do Natural da Terra (local perfeito para a compra de peixes e frutos do mar) que cortasse os camarões (grandes) pela barriga sem tirar as cascas, temperei um dia antes com limão siciliano (tem que ser o siciliano), sal e um pouco de alho frito (o alho frito é um ótima opção para preservar o sabor do camarão, evitando o gosto forte deste tempero). Em uma chapa de grelhar coloquei um fio de azeite e dispus os camarões, primeiro com a casca para baixo, e assim que começaram a tomar a cor rosada, virei para que acabassem de grelhar. Fatiei as endívias ainda inteiras (sem desfolhar) como se corta couve, bem fininho. Detalhe: as endívias vão ficando pretas ao cortar, por isso assim que forem cortadas é bom colocá-las em água com um pouco de limão. Pronto ai é só arrumar no prato o camarão grelhado com a saladinha de endívia.  O "gran finale" fica mesmo por conta do Azeite de Mandarin da O&CO para temperar a saladinha. Maravilhoso!!!! o sabor cítrico do mandarin combinou perfeitamente bem.
 Para degustar essa entradinha eu aconselho um vinho Rosé da vinícula Dominio del Plata da região de Mendoza na Argentina, chamado "Crios de Susana Balbo Rose Malbec". Sim, é um Malbec Rosé maravilhoso com notas de morango e cereja. Sua acidez é super agradável na boca e você pode sentir o gosto da groselha, do morango e da cereja. Super refrescante!!! e com um ótimo custo benefício.
Está chegando o verão e não vejo a hora de começar a falar dos "Rosés" - alguns são divinos!


Natural da Terra - são várias lojas em São Paulo - www.naturaldaterra.com.br
O&Co você vai no La Table www.latable-co.com.br, um restaurante maravilhoso que fica na Rua Bela Cintra, 2023 que eu ainda vou falar dele.
Dominio del Plata Winery - www.dominiodelplata.com.ar

domingo, 10 de outubro de 2010

Buenos Aires - "El Palacio de la Papa Frita"

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por Buenos Aires. Foram várias visitas e sempre que posso dou um pulinho lá. Não sei bem se a decadência me fascina ou se é o conjunto todo: a carne, o vinho, o tango, as boas compras, o clima.... enfim: tudo!!
Alguns lugares são imperdíveis. As famosas papas fritas devem ser saboreadas diretamente no local onde nasceu: "El Palacio de la Papa Frita" - são quatro endereços e 50 anos fazendo as batatinhas estufadas, mas não espere muito do lugar, é um pouco "démodé".


Para acompanhar esta delícia, nada melhor do que um bife de chorizo ao ponto para bem passado, ou como o Argentino gosta de falar, 3/4 (um pouquinho mais passado do que o ponto) é claro que para o meu gosto. Neste dia meu bife estava um pouco durinho, mas vale a visita pelas batatinhas. Na ultima visita ao Palacio nós pedimos um vinho tinto Norton Clasico 2005. Este vinho faz parte de uma linha básica do produtor e trata-se de vinho de mesa sem muitos predicados, mas torna-se uma ótima opção para um almoço descontraído, sem grandes pretenções. Neste dia era a única opção de meia garrafa, e como tinhamos um dia todo ainda para andar e aproveitar a cidade, preferimos deixar espaço para degustar um bom vinho a noite.....rsrsrs
A Bodega Norton é da região de Mendoza na Argentina e é claro que possui vinhos melhores, mas esse vinho tem uma particularidade, pois não possui, em seu rótulo, a uva ou as uvas usadas na sua fabricação, isso porque trata-se de um "Blend" (mistura), ou seja, é produzido a partir da mistura de uvas, como Cabernet, Malbec e Merlot. Como eu disse é um vinho muito simples, de corpo médio, mas é redondo na boca e com sabor frutado.


Vale a pena visitar o site e anotar seus endereços se você pretende ir a Buenos Aires, pois como vários lugares desta cidade, que para mim é maravilhosa, traz através de sua decoração, do seu cardápio, das pessoas; verte de suas paredes, de suas mesas e utensílios todo o passado, todo o clima "démodé" de uma cidade que vive da sua música melancólica, que vive da sua dança, dança essa de uma classe sem igual, de uma Buenos Aires que devemos respeitar muito pela sua gastronomia e pelos seus vinhos. www.elpalacio-papafrita.com.ar

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Azeitona faz o verdadeiro "manjar" dos Deuses - O Azeite


 A oliveira é uma árvore típica da região do Mediterrâneo. É dela que o homem extrai o azeite desde o período Neolítico, ou mais conhecido como Idade da Pedra Polida. Pois é!!..... naquela época o homem já usava o azeite na alimentação, como unguento e protetor de pele para o frio. O azeite é feito a partir da prensagem de azeitonas maduras e são necessários entre 4 a 5 quilos de azeitonas para produzir 1 litro de azeite. Só na Espanha existem mais de 260 tipos de azeitonas.
Sabe qual a diferença entre azeite extra virgem e azeite virgem? A acidez! o primeiro tem uma acidez menor do que 0,8% e é considerado um produto de alta qualidade gastronômica e o segundo tem a acidez entre 0,8% a 2% e também é usado na culinária do mundo todo.
Além de ser delicioso pode ser utilizado sem medo, pois é a unica gordura vegetal rica em HDL (colesterol bom).
Podemos degustar o azeite como degustamos o vinho e assim como o vinho, o azeite certo é aquele que o seu paladar aprovar.
Na degustação podemos descobrir os sabores dessa jóia da natureza, como: amendoado, amargo, apagado, doce, frutado, frutado maduro, ervas, folhas verdes e maçã.
Achamos no mercado azeites de várias nacionalidades - Portugueses, Espanhóis, Italianos, Chilenos, Argentinos, Gregos..... e por ai vai, mas como gosto é gosto, eu, por exemplo, prefiro os Portugueses, mas tive o prazer de degustar alguns na Itália que, confesso, amei!!


O Chile vem se destacando bastante na produção do azeite de oliva e 100% de sua produção é azeite extra virgem, por isso é considerado um produto de alta qualidade. O Chile é ganhador de muitos títulos nas competições que acontecem na Itália todo ano.
O azeite depende da azeitona, como o vinho depende da uva para expressar seus aromas e sabores, e alguns termos usados na enologia como: mais intensos, mais suaves, frutados, amendoados são usados também para expressar o que sentimos ao degustar um azeite.
Bom, azeite é tudo de bom e eu nem entrei no assunto "culinária" ainda. Você consegue pensar em bacalhoada sem azeite?.. rsrs, mas sobre isso escreverei numa próxima oportunidade!