quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Tatini"

 
Gente, falou em boa gastronomia, para mim, falou Tatini!!! Se você ainda não teve o prazer de conhecer, não perca mais tempo. Seus pratos são maravilhosos adicionados ao charme de serem finalizados diretamente pelo seu garçom em rechauds à sua mesa. É quase impossível resistir ao aroma do preparo e, para quem aprecia gastronomia, é uma escola.


O restaurante aberto em 1983 até hoje é comandado de perto pelo Sr. Mario Tatini, uma figurinha muito fofa que circula entre as mesas preocupado em saber se seu cliente está sendo bem servido e, confidenciado por um de seus garçons a mim, até hoje cuidando da compra de todos os ingredientes servidos lá. Ingredientes esses, muito bem escolhidos, pois a qualidade é inquestionável. Seus frutos do mar são fresquíssimos, os molhos maravilhosos, carne de primeira, massas e sobremesas de fabricação própria, enfim dá até água na boca e prazer em falar de um lugar como o Tatini.
Visite o site, lá você poderá ter uma idéia do Restaurante e da Rosticceria www.tatini.com.br/tatini/index.html
Agora preciso dizer o que provei nesta última visita: Spaghetti alle Vongolle!!! eu amo Vongolle!! e o prato estava maravilhoso, saboroso, preparado com primor. Neste dia não pedimos entrada, mas se você gosta de ostras lá é o lugar certo para comê-las. O Tatini foi o pioneiro no preparo da ostra gratinada e além dos pescados e frutos do mar você pode pedir, por exemplo, um Steak Diana ou Medalhão ao molho mostarda ou um Supreme de frango...... ai ai, fora as massas e risottos de babar. Eu poderia ficar horas aqui falando do Tatini.


Mais uma vez não sobrou um na conchinha para contar a história!! Para saborear este prato delicioso escolhi um vinho que citei na última postagem, um Dolcetto D'Alba. Neste caso um Beni di Batasiolo 2008 Arsiga. Vinho Italiano, da região do Piemonte tem aroma elegante, super agradável ao paladar com notas de frutas vermelhas. Muito leve e fresco, o que harmonizou super bem com o Spaghetti alle Vongole.


O Tatini fica na Rua Batataes, 558 - Jardim Paulista. Funciona de Terça a Sábado no almoço e jantar e aos Domingos somente para almoço.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vieiras em Montevideo


Na última noite que ficamos em Montevideo fomos jantar em um restaurante mais badalado chamado "Francis". Ao contrário do El Fogón o local é frequentado pelos moradores da cidade e muito mais moderno. Sua cozinha contemporânea é bem completa. Você encontra até mesmo sushi. Um pouco estranho para nós Paulistas onde sushi é consumido em restaurante Japones, carne em churrascaria e massa em italiano, mas o lugar é bonito, legal e descontraido.
Pedimos uma sugestão do chef e o mesmo nos recomendou Vieiras de entrada e Spaguetti com frutos do mar como prato principal. Gente!!! u m a  d e l i c i a!!!! inclusive me desculpem, mas na foto só sairam as conchinhas porque estava tão bom que quando lembrei de fotografar já era...rsrsrs


Para acompanhar e nos despedir de Montevideo nada melhor que o velho Tannat, porém agora um pouco mais suavizado na versão do H Stagnari Viejo. Um vinho mais gostoso e mais simpático que o Pisano.
O H Stagnari que tomamos safra 2007 era encorpado, mas com aroma de frutas vermelhas silvestres, amadeirado e com um final de boca suave e levemente caramelado. Muito mais agradável ao meu paladar.


 Existe um estigma quanto a beber vinho tinto com peixes e frutos do mar. Alguns enólogos e sommeliers preferem aconselhar vinho branco, rosé ou até mesmo espumante para harmonizar melhor com o fruto do mar, mas ainda acho que isso é uma questão de gosto, e se lhe for agradável ao paladar, aproveite!!
Se você me perguntar o que eu acho dessa harmonização eu terei que confessar que não gosto muito, e por um único motivo: para o meu paladar o vinho tinto quando entra em contato, na boca, com o fruto do mar há um destaque ferroso, sinto um degustar metalizado o que não me agrada, mas isso não me impede de harmonizá-los, apenas opto por vinhos mais suaves, como um Dolcetto D'Alba, por exemplo, vinho da região do Piemonte na Itália.


Quando for a Montevideo não deixe de ir ao "Francis". O local é descontraido, jovem e bonito. Um pouco mais caro que os outros locais que estivemos, mas afinal comemos Vieiras e Frutos do Mar, e que delicia!!! Valeu a pena!!! www.francis.com.uy

domingo, 26 de setembro de 2010

Uruguai e seu Tannat






A primeira vez que provei um Tannat foi no Uruguai, local de origem desta uva super particular. Perguntamos na recepção do Hotel NH Columbia, onde ficamos em Montevideo, por um lugar para jantar e nos foi indicado o restaurante " El Fogón" que fica na região central da cidade. Tradicional e muito frequentado por turistas (eu não gosto dissso...rsrsrs) o "El Fogón" não me convenceu. Neste dia, em particular, estava lotado, as mesas grudadas uma nas outras, abafado e por mais que seus garçons fossem simpáticos e prestativos o atendimento ficou um pouco a desejar. Para completar a carne que eu pedi, um Baby Beef, estava duro e pouco saboroso e, mesmo alertada pelo meu marido, insisti que ele pedisse um Tannat para provar.
O Luis me alertou sobre o vinho Tannat, pois trata-se, na maioria das vezes, de um vinho encorpado, de teor alcoolico alto e resumindo não muito agradável ao paladar feminino, mas eu precisava prová-lo, afinal estava em Montevideo. O garçom nos indicou o Pisano.
O vinho Pisano é um tipo de orgulho para os Uruguaios, pois já recebeu alguns títulos pelo mundo, altas pontuações e leva em seu rótulo as letras R.P.F (Reserva Personal de la Familia) o que causa uma certa importância, mas, sinceramente, não me agradou. Não posso dizer que o vinho é ruim, mas para meu gosto é encorpado demais, bruto e seu teor alcoolico (14%) me fez desistir na segunda taça quando começei a falar de mais....rsrsrsrs.


É, isso acaba acontecendo... nem sempre tudo é bom, mas a viagem ao Uruguai me surpreendeu, pois não achei que fosse tão bonito e acolhedor. O roteiro foi bárbaro e vale a pena fazer. Saida de São Paulo com destino a Montevideo, permanência de uns três dias, dá um pulinho em Punta Del Este para conhecer (um dia é suficiente) e depois toma um barco - BUQUEBUS que o transporta através das águas do Rio da Prata até Buenos Aires, mais uns três dias e retorna a São Paulo. Para os amantes de Buenos Aires, como eu, vale a pena tentar um roteiro diferente. Ao reservar o BUQUEBUS não tenha medo de gastar um pouquinho a mais e ir de primeira classe, é muito melhor e você ainda desfrutará de uma taça de champanhe. O trajeto é feito em aproximadamente 4 horas, mas o barco é super confortável e passa super rápido.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Viñas Bisquertt


O Chile é o 5º maior exportador de vinho do mundo, ficando atrás somente da Itália, França, Espanha e Austrália. Existem mais de 100 vinícolas no país e algumas delas são bem conhecidas aqui no Brasil e oferecem visitas guiadas com a possibilidade de degustação de seus vinhos.
Visitei uma vinícola Chilena que não é muito conhecida nossa, pois seus vinhos não são encontrados facilmente nas prateleiras de supermercados e casas de vinhos, mas possui um dos melhores vinhos tintos que já tomei o La Joya Merlot. Seus vinhos são ganhadores de medalhas e de altíssimas pontuações no Wine Spectator e além do La Joya possui outros rótulos, como o Zeus, um blend (mistura) de Cabernet Sauvignon e Carmenère muito sedoso com notas de cravo, frutas vermelhas, envelhecido em carvalho Francês e o Ecos de Rulo e o Petirrojo que ainda não tive o prazer de experimentar.


Lá pude ver de perto a diferença de um vinho "fabricado" em tonéis de aço inox e em tonéis de carvalho. A verdade é que o vinho envelhecido por mais tempo em barris de carvalho, no meu ponto de vista, são menos agressivos que os jovens produzidos com menos tempo em aço inox, mas alguns produtores, hoje em dia, colocam dentro dos seus tonéis de aço pedaços ou pó do carvalho para que o vinho fique com o aroma e o paladar da madeira.
A Bisquertt fica no Valle de Colchagua a uns 150 km de Santiago e qualquer agência de viagens ou mesmo um hotel local poderá providenciar transporte até ela. www.bisquertt.cl
Aqui no Brasil eu só consegui encontrar alguns rótulos da Bisquertt no site www.estacaodovinho.com.br
Vale a pena experimentar essa riqueza e indo ao Chile visite a Bisquertt que, como a maioria das vinícolas Chilenas, é linda!!

 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Montevideo


No começo deste ano estive no Uruguai e confesso que me surpreendi com este País. Montevideo é uma cidade linda, calma, segura e seu povo muito simpático e educado. Chegamos em Montevideo em um domingo de Abril e recomendados por amigos fomos almoçar no "Mercado del Puerto".  O lugar é muito legal. É como se fosse um mercado municipal, mas com restaurantes abertos com grelhas abertas que fazem todos os cortes de carne. O aroma do local é maravilhoso!!! é claro que para quem gosta de carne e é carnivoro assim como eu...rsrsrs


A carne Uruguaia é muito boa e lá você pode apreciar parrilladas, Morellas (tipo de chouriço), Entrecot ou Bife Ancho, linguiças, pimentões assados, enfim o lugar é muito bom para comer e por um bom preço. Aliás em Montevideo se come muito bem por bem pouco.
Para acompanhar nosso almoço, que foi um Bife Ancho com fritas, e para deixar o Tannat para noite, pedimos uma cerveja Patricia que é bem conhecida de nós Brasileiros, pois os melhores restaurantes de São Paulo oferecem ela em sua carta. A cerveja Patricia é Uruguaia, de baixa fermentação, produzida com maltes selecionados que fazem com que seu aroma seja difernte, e sua espuma é muito cremosa. Uma delicia!!


Se for a Montevideo o "Mercado del Puerto" é visita obrigatória. Ele fica na Piedras, 237 e, de qualquer hotel que você estiver, é só chamar um taxi que a corrida ficará bem baratinha - pode ter certeza, só não espere muito dos taxis de Montevideo, principalmente se você tiver claustrofobia..... eles são minusculos, abafados e todos eles são super velhos com aquele acrílico que divide a parte do motorista com os passageiros, mas aproveite o passeio, desfrute da visão do Rio da Prata que mais parece um oceano e logo logo você estará comendo um delicioso e suculento Bife Ancho.
www.mercadodelpuerto.com.uy

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Como Água para Chocolate"


Você leu o livro ou assistiu ao filme "Como Água para Chocolate"? ou então já jantou no restaurante que leva seu nome em Santiago do Chile?, na verdade eu tive o prazer de fazer as três coisas e aconselho ler, assistir e ir ao Chile para fazer uma refeição "afrodisíaca" neste restaurante de cozinha Mexicana.
Como no livro os proprietários tentaram retratar, com muita assertividade, o clima do livro onde uma moça predestinada a não casar para poder cuidar da mãe, coloca na gastronomia todas sua sensualidade contida, toda sua fome de amor e sexo fazendo pratos com condimentos especiais adicionando seu humor às vezes feliz pela presença de seu amor e muitas vezes triste por saber ser impossível. É neste clima que "Como Água para Chocolate" oferece um cardápio super original, contemporâneo com pescados, carnes, sopas, saladas e muita coisa gostosa.
E se tratando de Chile, é claro, que não pode faltar uma carta e uma adega repleta de deliciosos vinhos Chilenos.
Uma curiosidade do lugar é a decoração, em um de seus ambientes há uma mesa com cabeçeira e pezeira lembrando uma cama em um quarto.


Agora, uma coisa bem legal mesmo é que o local oferece um esquema romântico para pedir em casamento o seu amor. É isso mesmo, muito legal! Você reserva uma mesa e o pessoal se encarrega de entregar as taças de champagne com a aliança dentro, ou um bolo de chocolate com a famosa frase: "Quer se casar comigo?" ou até mesmo uma mensageira para fazer a pergunta. Muitas outras opções legais podem ser contratadas na reserva e pode ter certeza que você vai acertar em cheio, pois não há pessoa nesse mundo que não sonha com uma cena romântica dessa.
Enquanto estiver aqui alugue o filme ou leia o livro "Como Água para Chocolate", abra uma garrafa de um bom vinho para acompanhar, e se tiver alguém para aquecer o ambiente, melhor ainda. Agora indo ao Chile não se esqueça www.comoaguaparachocolate.cl

domingo, 19 de setembro de 2010

"Fondue e Vinho"

Ontem estava um friuzinho e nada melhor que um Fondue e um bom vinho para passar por ele. No bairro do Campo Belo, na Rua Cristóvão Pereira, 1.220, fica o restaurante Suiço Florina. Para mim o melhor Fondue de São Paulo. O restaurante é aconchegante, o cardápio maravilhoso e uma carta de vinhos bem legal. O clima lembra um pouco Campos do Jordão, com lareirinha, luz de velas e muitos casais namorando. Ótimo para namorar!!
O cardápio do Florina não foca somente no Fondue, você pode saborear Raclette (tipo de rechaud onde se derrete o queijo Raclette) servido com batatas, Batata Rösti (batata ralada servida com temperos variados)  que pode e deve ser acompanhada pelo delicioso Émincé de Veau (um picadinho de vitela e cogumelos)  especialidade da casa. O resturante Florina vai muito além do Fondue, mostrando a maravilha da cozinha Suiça. Tudo isso preparado com muito carinho pela Sra. Rosalie e suas duas filhas. Preciso dizer também que o atendimento é de primeira, os garçons são super bem treinados e educados. Dá prazer comer em lugar assim, não dá??  www.florina.com.br
Agora falando em vinhos, a carta tem um dos meus xodós, o Carmen, mais precisamente o Carménère (uva emblemática do Chile) Sempre tenho confessado minha preferência pelos vinhos Chilenos e esse é simplesmente maravilhoso. Leve, macio, com bouquet que cativa e lembra frutas vermelhas com  notas de menta e especiarias. Essa uva é encontrada no Vale Rapel e sua colheita é feita manualmente, vinificada em cubas de aço inoxidável, mas parcialmente, ou seja, 30% dele maturado em barricas de carvalho americano e francês por seis meses, o que o leva a ter um aroma e um sabor maravilhoso de madeira. Ele é perfeito para harmonizar com queijos e massas. Experimente!!  Ah!!! e um detalhe.... seu sistema de fechamento já conta com o Screw Cap - aquela tampinha de rosca.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"Aquí está Coco"


O Restaurante "Aquí está Coco" fica na cidade de Santiago do Chile e ao visitar essa cidade maravilhosa você precisa almoçar ou jantar lá pelo menos uma vez. Há 35 anos ele faz muito sucesso com seus pescados e mariscos.
Foi lá que comi um dos melhores e maiores mariscos que já vi na minha vida. Ostras, Mariscos, Locos (tipo de molusco com casca), Ceviche (peixe cru marinado em limão), Centolla (famosas patolas de caranguejo) e outros frutos e pescados fazem parte do seu cardápio.
O local é badalado e dependendo da época é necessário fazer reserva, mas vale muito a pena, mesmo porque Coco tem uma adega maravilhosa, com grandes rótulos e fica em um ala subterrânea com clima de cave natural. Essas fotos foram tiradas antes do incendio que destruiu todo o local em 2008. Infelizmente o fogo consumiu uma coleção de 5.000 garrafas rotuladas desde 1928, mas com determinação e muito amor ao local, seu dono o reconstruiu e hoje continua recebendo pessoas ilustres do mundo todo.
Acesse o site, mas cuidado, já vou lhe avisando que ficará com água na boca e uma vontade louca de ir para o Chile....rsrsrs    www.aquiestacoco.cl
O Restaurante fica na La Concepción, 236 - Providencia - Santiago e uma curiosidade a respeito do nome que leva o restaurante é que há muitos anos atrás, quando Coco começou, ele trabalhava em um outro local e lá conquistou a todos com sua gastronomia. Ao decidir abrir seu próprio espaço e sumindo por um tempo as pessoas perguntavam: Onde está Coco?? e tão logo seu restaurante foi inaugurado a resposta apareceu: "Aqui está Coco" e foi assim que carinhosamente as pessoas ajudaram na escolha do nome.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Rolhas

 Quando pensamos em vinho pensamos em rolha, porém estamos começando um processo de substituição das rolhas naturais por rolhas sintéticas e tampas de metal chamadas Screw Cap (de rosca). Os mais conservadores não gostam dessa "nova onda", mas é certo que mais cedo ou mais tarde todos os produtores terão que caminhar para isso. 
Primeiro por uma questão ecológica. O consumo de vinho aumentou significadamente no mundo, com isso a fabricação de rolhas também aumentou e consequentemente a necessidade de mais arvores para produzí-las.  O processo de fabricação da rolha é caro tendo em vista que apenas 50 % da cortiça que é colhida possui propriedades mecanicas e quimicas para produzir rolhas. Depois não podemos nos esquecer que a rolha está mais propícia a surgimento e proliferação de fungos, o que acaba estragando o vinho.
Já está provado que as rolhas sintéticas tem baixo indice de transferência de oxigênio e é por isso que alguns produtores estão optando por elas. Ela surtiu, também, grande efeito nos vinhos brancos, que têm um alto indice de devoluções no mercado devido alterações em consequência de uso rolha orgânica.
As tampas de metal, ou Screw Cap são as de menor custo e têm 0% de chance de contaminação, porém não são indicadas para vinhos que necessitam passar por um período de maturação dentro da garrafa, pois não permite a entrada de oxigênio na mesma. Elas são mais indicadas para vinhos que estão prontos para o consumo.
Os Vinhos Australianos, Neo-Zelandeses, Americanos, Franceses e alguns Chilenos e Argentinos já adotaram o sistema Screw Cap.
A verdade é que, apesar de saber que a natureza agradeçe, que o vinho se torna mais barato para o consumidor e que o tempo de conservação do vinho aumenta, o charme da velha rolha não pode ser equecido. Eu, particulamente, devo confessar, que tenho um certo preconceito contra as novas opções e fico um pouco chateada ao ver um vinho que gosto ser aberto diretamente pelas mão do sommelier, sem o uso do velho saca-rolhas, mas sinceramente não sinto grandes alterações no degustar. O vinho, quando bom, é bom com rolha orgânica, rolha sintética ou Screw Cap.
É gente....parece que futuramente as crianças terão problemas ao brincar de "porco". Você se lembra do jogo de cartas que, ao cometer um erro, o jogador tinha seu rosto pintado com rolha queimada?? pois é, como serão esses jogos no futuro?




terça-feira, 14 de setembro de 2010

Concha y Toro


Uma das vinículas mais bem conceituadas no Chile e no mundo é a Concha y Toro. Em visita ao Chile conhecê-la é quase obrigatório. Primeiro pela sua beleza e elegância e claro pelos seus vinhos maravilhosos, depois porque ela oferece visitas guiadas e degustação das maravilhas que produz. Qualquer hotel pode ajudar você na reserva, sim precisa de reserva e para visitação é necessário o pagamento de uma taxa de aproximadamente US$ 12,00. A vinícula fica a cerca de 1 hora e 20 minutos de carro do centro de Santiago e qualquer hotel também pode providenciar esse traslado para você. É claro que existem agências de viagens aqui no Brasil que oferecem o pacote completo com tours nas melhores vinículas Chilenas, mas é bom saber que você pode fazer isso tudo lá sem problemas. A Concha y Toro oferece visitas guiadas em Espanhol e Ingles de Segunda a Domingo dàs 10:00 às 17:00 horas e você degusta alguns de seus vinhos. Visitem o site www.conchaytoro.com vale a pena!!
Uma curiosidade é a respeito do vinho carro chefe deles, e que os tornou famosos no mundo todo, o "Casillero Del Diablo". O nome do mesmo foi dado pelo seu fundador Don Melchor de Concha y Toro que trouxe algumas cepas da uva Bordeaux da França para o Chile em 1.883 e plantou-as no Vale do Maipo produzindo um delicioso vinho. O vinho era tão bom que alguns barris começaram a sumir da sua adega e para assustar os camponeses locais, evitando que os mesmos entrassem para roubar mais sua preciosidade, ele espalhou pela a região que o vinho estava num local (casillero) sendo guardado pelo diabo e se alguém tentasse roubá-lo o mesmo nunca mais os deixaria em paz. Sua tática surgiu efeito e seus barris não foram mais roubados de sua adega. A vinícula faz uma representação muito legal desta história e nos mostra o lugar onde, supostamente, o vinho foi guardado. Muito legal!!
 

Você já provou um "Casillero Del Diablo"?? Não deixe de provar. O Casillero pode ser apreciado como Cabernet Sauvignon,  Carménère,  Chardonnay,  Merlot, Pinot Noir, Malbec e todos eles já receberam premios, altas pontuações e medalhas pelo mundo afora. Tim Tim!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma paixão de Chile

O turismo enológico está em alta e um lindo lugar para iniciar a pratica é o Chile. Simplesmente lindo!! O vinho, então.... uma delicia!!!
Eu sou suspeita para falar do vinho Chileno porque sou apaixonada e não escondo minha preferência. De todos eles, no meu ponto de vista, são os mais aromáticos, os mais leves, os mais puros, mas como já citei aqui, vinho é uma questão de gosto, paladar mesmo. 
A uva Carménère, tipica do Chile, produz maravilhosos vinhos e dependendo do seu produtor é possivel sentir as diferentes notas de chocolate, coco, frutas vermelhas, baunilha e dependendo do tempo de envelhecimento e forma, um delicioso aroma e paladar de carvalho. Vou postar nos próximos dias, momentos inesquecíveis desta viagem enológica ao Chile, com dicas de hotéis e restaurantes e lógicamente VINHOS MARAVILHOSOS!!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

Rótulos

Eu tenho o costume de fotografar os rótulos dos vinhos que degusto com meu marido Luis. É claro que ele tem que ser muito bom para merecer esse destaque. Esse Nieto Senetiner é um delicioso vinho Argentino, no caso um Cabernet Sauvignon, com excelente custo/beneficio. Foi degustado na Argentina com um maravilhoso bife ancho!! Delicia!!  Com aromas de frutas vermelhas, cassis com notas de pimenta e baunilha. Na boca produz uma acidez bem equilibrada e um final super agradável. Perfeito para acompanhar carnes vermelhas.

sábado, 11 de setembro de 2010

O gosto pelo vinho

Tudo começou pelo sangue mesmo. Familia de Italianos, Portugueses e Espanhois. O que mais eu poderia herdar a não ser o gosto pelo bom prato e bom vinho?
Me lembro do papai comendo pão com azeite e queijo parmesão ralado (se você nunca experimentou, experimente - é uma delícia). Foi com ele que aprendi a comer bem e com a minha mãe a preparar alguns pratos que ele amava, como polenta com ragu de rabada, alcachofras recheadas, chuchu ao alho e óleo, bacalhau ao forno e muitas outra guloseimas. É claro que para tudo isso sempre tem um bom vinho para acompanhar e devo confessar que me aprofundei mais nessa delicia de degustação enológica a pouco mais de 6 anos quando fui para o Chile e me apaixonei pelo vinho Chileno. Pronto é isso ai, já confessei, minha preferência é mesmo pelo vinho Chileno. Seu aroma, seu equilibrio, sua cor..... me apaixonei de verdade e como sempre digo: vinho é uma questão de paladar. O que eu aprecio nem sempre agrada a todos e virce-versa, por isso quando encontrar um vinho que entre redondo em sua boa, que o faça suspirar, que o faça "degustar" esse é o seu vinho! Aprecie!!